A Prefeitura de Araguaína abrirá, na próxima segunda-feira, 5 de maio, a segunda etapa de agendamentos para as inscrições no Cadastro Habitacional do município, destinado aos araguainenses que atendem aos critérios do programa Minha Casa, Minha Vida, Faixa 1.
Os interessados devem realizar o agendamento pelo site www.araguaina.to.gov.br . Após os agendamentos, o período de atendimento presencial para o cadastramento inicia no dia 12 de maio, na sede da Secretaria da Habitação de Araguaína, localizada na Rua Humberto de Campos, nº 508, Bairro São João, de segunda à sexta-feira, em horário comercial.
Quem pode participar
Para participar da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, o cidadão deve residir em Araguaína há pelo menos 5 anos, ter mais de 18 anos (ou ser emancipado), ou ter mais de 60 anos para entrar no grupo de idosos, possuir uma renda bruta familiar máxima de R$ 2.850,00 e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O candidato não pode ter unidade habitacional de algum programa público ou financiamento habitacional ativo ou inativo, nem estar inscrito no Cadastro Informativo de Créditos (CADIN) não quitado com o Governo Federal.
Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (63) 3415-2268 e 3411-5600.
Fique atento à documentação
Na etapa anterior, quase metade dos agendados perdeu a oportunidade de realizar o cadastro por falta da documentação exigida, principalmente a documentação dos dependentes, Certidão de Antecedentes Criminais, CadUnico e Declaração de Renda.
Durante o cadastramento presencial, os cidadãos com atendimento agendado devem levar a seguinte documentação:
· Identidade e CPF
· Título de Eleitor de Araguaína
· Comprovante de endereço atual (água ou luz) com CEP
· Folha Resumo do CadÚnico do Responsável Familiar em Araguaína (disponível no site ou aplicativo do CadÚnico)
· Comprovante de Recebimento de Bolsa Família (extrato do benefício), se houver
· Comprovante de Estado Civil (certidão de nascimento ou casamento)
· Declaração Particular de União Estável, quando for o caso (com assinatura reconhecida em cartório)
· Certidão de nascimento dos filhos que vivem sob o mesmo teto
· Declaração de Antecedentes Criminais
· Carteira de Trabalho (física ou digital), com foto, identificação e último contrato de trabalho, ainda que a página esteja em branco
· Holerite ou Declaração de Renda (em caso de declaração, deverá ter assinatura reconhecida em cartório)
· Comprovante de benefícios (aposentados e pensionistas)
· Comprovante de que mora em Araguaína há mais de 5 anos (exemplos: demonstrativos do INSS, CTPS, Cartão SUS, matrícula escolar, contas de água, energia, etc)
· Laudo médico com número de CID (Classificação Internacional de Doença), atualizado, caso haja pessoa com deficiência ou doença crônica incapacitante.
O secretário de Habitação, Claudiel Santos, destaca que é fundamental que os candidatos estejam atentos à lista de documentos. “São documentações obrigatórias para o cadastramento. No dia do atendimento, será realizada uma triagem e quem não estiver com a documentação completa não poderá participar das inscrições. É necessário estar com os documentos atualizados”, alerta.
Novas unidades habitacionais
As inscrições no Cadastro Habitacional para o programa Minha Casa, Minha Vida em Araguaína vão beneficiar famílias de baixa renda que buscam a casa própria. Os participantes concorrerão a 416 apartamentos distribuídos entre os Residenciais Martins Jorge e São Miguel.
Localizados em uma área privilegiada, próximo ao centro da cidade, os empreendimentos contarão com um investimento de aproximadamente R$ 60 milhões, viabilizado com apoio da senadora Dorinha Seabra e dos deputados federais Carlos Gaguim e Alexandre Guimarães.