Detran conscientiza 30 mil pessoas em todo o Tocantins durante o Carnaval 2026

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), realizou, entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a operação Carnaval Seguro, em 27 municípios do estado. Nesses seis dias de atuação, os agentes de trânsito do órgão, em conjunto com as demais forças de segurança do estado, abordaram 1.794 veículos durante as blitze repressivas e realizaram 512 testes do bafômetro. Além disso, a equipe de Educação para o Trânsito abordou 30.400 pessoas durante blitze educativas e panfletagens em eventos.

Veículos removidos

Dos mais de 1.700 veículos abordados, os agentes de trânsito removeram 31 motocicletas e 10 automóveis por irregularidades.

Testes do bafômetro: infrações, crimes e recusas

Nas blitze da Lei Seca, os agentes realizaram 512 testes do bafômetro, dos quais 33 foram positivos e 479 negativos. Ainda houve 15 recusas ao teste e um termo de constatação, que ocorre quando os agentes identificam um condutor visivelmente embriagado, a partir de sinais de alteração da capacidade psicomotora, como dificuldade para ficar de pé, fala arrastada, hálito etílico, olhos vermelhos, agressividade e falta de memória.

Dos 33 testes positivos, 16 condutores foram autuados por infração de alcoolemia, que acontece quando é identificada uma quantidade inferior a 0,33 mg/L de álcool no organismo do condutor, conforme o art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Já os outros 17 condutores foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia por crime de embriaguez ao volante, quando o teste identifica uma quantidade igual ou superior a 0,33 mg/L de álcool no organismo do condutor, conforme o art. 306 do CTB.

Trabalho educativo: mais de 30 mil pessoas abordadas

Com o tema Brinque o carnaval, só não com a vida, o Detran/TO também atuou de forma educativa com foco na conscientização de condutores e foliões, abordando a importância de seguir as leis de trânsito, usar os equipamentos de segurança e respeitar as sinalizações.

A gerente de Educação para o Trânsito, Hélida Cristina Noronha, reforça a importância da conscientização durante as operações. “Queremos não apenas retirar das vias aqueles que dirigem de forma irregular, mas também educá-los. Nosso trabalho é sensibilizar o cidadão de que a construção de um trânsito mais seguro é coletiva, e se faz com a participação de todos. Cada um exerce um papel neste trabalho”, reforça a gerente.

A equipe de Educação para o Trânsito realizou a entrega de materiais didáticos e sensibilizou a população quanto à temática nas principais ruas e locais de festividades dos municípios de Gurupi, Porto Nacional, Xambioá, Taguatinga, Dianópolis, Araguatins e Arraias. O resultado foi de 30.400 pessoas alcançadas com a mensagem de conscientização no trânsito.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Araguaína