Saiba como se proteger de golpes digitais

O governo federal lançou, nesta terça-feira (19), um kit com orientações sobre privacidade e segurança da informação. A intenção é ajudar na identificação de mensagens falsas, links suspeitos, tentativas de fraude e roubo de senhas. A série de materiais educativos inclui gibi, vídeos e sete novas publicações, entre normas, guias e políticas. Todo o material está disponível na página do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI). A iniciativa é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Segundo a pasta, a proposta é aproximar o tema da segurança da informação do dia a dia da população, especialmente de públicos que acessam serviços públicos pela internet, usam aplicativos de mensagem e podem ser alvo de golpes digitais. Revista em quadrinhos Um dos principais destaques da iniciativa é a revista em quadrinhos Phishing e Golpes Cibernéticos, primeiro gibi lançado pela Secretaria de Governo Digital (SGD) sobre o tema. O ministério deverá lançar ainda outros dez gibis voltados à educação digital. A publicação mostra como criminosos atuam para roubar dados de cidadãos por meio de mensagens falsas, links suspeitos e tentativas de fraude. Ao longo das páginas, os leitores também recebem orientações práticas sobre como identificar riscos e se proteger no ambiente digital. Além dos materiais voltados à população, o MGI também disponibilizou novas publicações destinadas a gestores e servidores públicos que atuam no Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).
Tocantins cria programa para ampliar inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Foi publicada no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira, 4, a Lei nº 5.017, que institui o Programa Estadual de Inclusão no Mercado de Trabalho da Pessoa com Deficiência, denominado “Trabalho Inclusivo TO”. A iniciativa tem como foco promover a inserção e a permanência desse público no mercado de trabalho por meio de políticas de capacitação, acessibilidade e parcerias. De acordo com a norma, o programa prevê ações voltadas à inclusão produtiva no mercado formal, além da garantia de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal nos ambientes profissionais. Também estão entre os objetivos o estímulo ao empreendedorismo e a ampliação da oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional direcionados às pessoas com deficiência. A legislação estabelece ainda o incentivo para que empresas públicas e privadas ampliem a oferta de vagas destinadas a esse público, inclusive além das cotas obrigatórias previstas na legislação federal. Entre as medidas previstas estão a oferta gratuita de cursos profissionalizantes adaptados, a criação de Núcleos Regionais de Empregabilidade Inclusiva em parceria com municípios e entidades locais, além da realização de feiras de empregabilidade específicas. Outro ponto da lei é a criação do selo “Empresa Inclusiva – Tocantins”, que será concedido anualmente a empresas que adotarem práticas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. O texto também prevê a implantação de um sistema estadual de monitoramento, com indicadores para acompanhar a inserção e permanência desse público no mercado, além da definição de metas e transparência nos resultados.
Startup de Gurupi chega à final de prêmio de inovação educacional da América Latina

Uma startup criada no interior do Tocantins vai disputar espaço entre as principais inovações educacionais da América Latina. A EMS Company, de Gurupi, garantiu vaga na final do Bett Brasil EdTech Awards 2026, que será realizada no dia 7 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. A classificação, com apoio do Sebrae Tocantins, coloca o estado no principal palco de debates sobre educação e tecnologia da região. A Bett Brasil reúne investidores, gestores públicos, redes de ensino e empresas de tecnologia educacional, funcionando como vitrine para soluções inovadoras e ponto de conexão entre ideias e oportunidades de escala. A trajetória da EMS Company começou em 2025, após vencer um hackathon promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Gurupi. O projeto vencedor foi desenvolvido em um ambiente de inovação voltado à resolução de desafios reais da educação e, desde então, passou por etapas de aprimoramento técnico e validação até se transformar em uma plataforma estruturada. A solução utiliza inteligência artificial como base e atua como um “copiloto” educacional. Na prática, a ferramenta automatiza a criação de roteiros pedagógicos, auxilia no planejamento de aulas, organiza conteúdos e oferece suporte à gestão escolar com base em dados. O sistema também permite personalização de trilhas de aprendizagem, ajudando professores a adaptar conteúdos de acordo com o perfil dos alunos — um diferencial que ampliou o interesse da banca avaliadora. À frente da iniciativa está o professor Eurípedes Martins da Silva Júnior, que lidera uma equipe formada por Dionathan Sales Azevedo, Igor de Souza Bispo, Matheus dos Santos Farias e Max Eldon Martins Coelho. O grupo desenvolveu a solução com foco em aproximar o ambiente acadêmico das exigências do mercado de trabalho, propondo uma integração mais eficiente entre teoria e prática. Além do reconhecimento técnico, a classificação também abre portas para conexões estratégicas. Durante o evento, a startup terá acesso a potenciais investidores, parcerias institucionais e oportunidades de expansão para outras redes de ensino, inclusive fora do país. Para o analista do Sebrae, José Tavares, o resultado é reflexo direto do fortalecimento do ecossistema local. “Fortalecer esse ambiente de negócios permite que ideias transformadoras ganhem escala e visibilidade e coloca o Tocantins em posição relevante nas discussões sobre o futuro da educação digital”, afirmou. A presença na final também reforça um movimento mais amplo de descentralização da inovação no Brasil, com soluções surgindo fora dos grandes polos tecnológicos e ganhando competitividade nacional. No caso do Tocantins, o avanço está diretamente ligado a políticas de incentivo ao empreendedorismo, capacitação e apoio técnico a startups. Com a ida à final, a EMS Company não apenas disputa um dos principais prêmios do setor, mas também projeta o Tocantins em um cenário estratégico, onde educação, tecnologia e desenvolvimento econômico caminham juntos.
73% dos brasileiros estão saturados de “publis” nas redes, diz estudo

Um estudo sobre publicidade nas redes sociais aponta que 73% dos brasileiros dizem sentir algum nível de saturação com conteúdos patrocinados, conhecidos como “publis”. A pesquisa faz parte do relatório “O Futuro das Publis”, produzido pela Nozy Content Agency em parceria com a Cigarra Buzz Agency, e analisou como o público percebe anúncios feitos por influenciadores e criadores de conteúdo. Segundo o levantamento, o problema não é necessariamente a presença de publicidade nas redes, mas a forma como ela é apresentada. Apenas 16% dos entrevistados disseram preferir que as publis simplesmente desapareçam das plataformas. O estudo indica que a rejeição cresce principalmente quando a publicidade parece artificial ou não tem relação com o perfil do criador. Entre os entrevistados, 85% afirmam pular conteúdos patrocinados quando a publicidade parece forçada, enquanto 30% dizem perder confiança no influenciador ou no produto após experiências negativas com publis. Mercado gigante e cada vez mais disputado O cenário ocorre em um país que se tornou um dos maiores mercados de influência digital do mundo. De acordo com dados citados no relatório, o Brasil tem 3,8 milhões de influenciadores digitais, mais do que profissões tradicionais como médicos, engenheiros e advogados. Além disso, criadores brasileiros concentram 14,5% de todos os posts patrocinados do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados do Influencer Marketing Hub mencionados no estudo. O país também está entre os que passam mais tempo conectados: usuários brasileiros ficam mais de nove horas por dia online, em média. Esse volume ajuda a explicar o crescimento do mercado de influência — mas também a percepção de excesso. O relatório também aponta que campanhas podem gerar desgaste quando há desalinhamento entre a mensagem da marca e a experiência do público. Casos recentes no mercado mostram que a mesma rede que amplifica o alcance de campanhas também pode acelerar críticas quando produtos ou promessas não correspondem à expectativa criada nas redes sociais. Segundo o estudo, nesse ambiente a atenção do público se tornou um recurso escasso — e conteúdos percebidos como artificiais tendem a ser rapidamente ignorados.
Estudante do Tocantins cria ferramenta com IA que detecta fake news em segundos

Uma ferramenta desenvolvida com participação de um estudante da Ulbra Palmas busca contribuir para o enfrentamento à desinformação digital. O sistema, denominado Vortex Check, utiliza inteligência artificial para analisar conteúdos como imagens, vídeos, áudios e textos, indicando possíveis sinais de manipulação em poucos segundos. O projeto é assinado por Weversson Lucas Vital da Silva, acadêmico de Ciência da Computação da instituição, em parceria com Vitor Benedett Caldas, estudante de Sistemas de Informação da Unochapecó, em Santa Catarina. De acordo com os desenvolvedores, a proposta da plataforma é facilitar o acesso a ferramentas de verificação, permitindo que usuários consigam checar a autenticidade de conteúdos compartilhados em redes sociais e aplicativos de mensagem. O sistema realiza análises automatizadas e identifica padrões associados a deepfakes, mídias geradas por inteligência artificial e edições digitais. Em um dos testes, uma imagem da princesa Kate Middleton, alvo de questionamentos sobre possível edição, apresentou indícios de manipulação após análise. Em outro exemplo, uma imagem criada por inteligência artificial foi classificada como conteúdo sintético com base em padrões detectados pela plataforma. A tecnologia empregada combina análise forense digital, verificação de dados e inteligência artificial para examinar arquivos e apontar possíveis irregularidades. O desenvolvimento do projeto ocorreu de forma remota e a parceria entre os estudantes teve início durante um curso de Pentest Profissional da Desec Security, voltado à área de cibersegurança, onde passaram a trocar experiências e estruturar a solução. Segundo o professor Fabiano Fagundes, a iniciativa evidencia o papel do ambiente acadêmico no desenvolvimento de soluções com aplicação prática. Ele destaca que o avanço da inteligência artificial também implica em desafios relacionados à verificação de conteúdos digitais, o que demanda novas ferramentas voltadas à checagem. A plataforma segue em fase de aprimoramento e deve receber novas funcionalidades nos próximos meses. O acesso ao sistema está disponível por meio do site vortexcheck.com.
Tocantins lança plataforma de inteligência para o SUS

A gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins passou a contar, desde esta quarta-feira, 18, com o suporte da plataforma do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges). A ferramenta, apresentada no Palácio Araguaia, integra o programa Saúde Digital Tocantins e visa consolidar dados em tempo real para subsidiar decisões administrativas e políticas públicas baseadas em evidências. Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Cieges funciona como uma central de análise que transforma dados brutos em indicadores qualificados. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o objetivo é garantir maior transparência e agilidade na resposta aos problemas da rede pública, permitindo um planejamento mais preciso das ações de assistência. Expansão da Telessaúde e Parceria com a UFT No mesmo evento de lançamento, foi formalizado um convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a execução do projeto Saúde+ Conectada. Com investimento total de R$ 3.039.590, a iniciativa foca na expansão da telessaúde para integrar especialidades médicas ao cuidado primário nos municípios. O projeto prioriza áreas com alta demanda e necessidade de suporte especializado, como: – Ginecologia e Obstetrícia; – Neuropediatria; – Dermatologia; – Cirurgia Geral. A meta técnica é reduzir o tempo de espera por consultas especializadas por meio de teleinterconsultas, telediagnósticos e teleconsultorias. O modelo permite que médicos da Atenção Primária recebam suporte remoto de especialistas, resolvendo casos complexos sem a necessidade de deslocamento imediato do paciente para os grandes centros urbanos. “Fico muito satisfeito em ver o Tocantins avançando na modernização dos serviços. Essa transformação aproxima o atendimento da população, garante mais agilidade e eficiência e fortalece todo o nosso sistema de saúde. O digital é esse aperfeiçoamento, é inovação colocada a serviço das pessoas, com respostas mais rápidas e resolutivas”, destacou o governador Wanderlei Barbosa durante a cerimônia de lançamento. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, enfatizou o impacto da ferramenta para a tomada de decisões estratégicas. “É um momento de muita alegria poder apresentar à sociedade as iniciativas que estamos desenvolvendo na construção da saúde digital no Tocantins. O Cieges vem para subsidiar a gestão com informações em tempo real, promovendo decisões mais rápidas e baseadas em evidências, além de fortalecer a integração com outras secretarias estaduais do país”, explicou. Impacto na Gestão e no Atendimento A modernização digital busca otimizar os processos de regulação e triagem do SUS estadual. Durante o lançamento, técnicos e gestores ressaltaram que a ferramenta subsidia a gestão com informações qualificadas para promover decisões rápidas. A reitoria da UFT reforçou que a parceria aplica o conhecimento acadêmico – por meio de pesquisa e extensão – diretamente na resolução de gargalos operacionais da rede de saúde, fortalecendo a formação em serviço dos profissionais tocantinenses e a eficácia das políticas públicas. “A universidade precisa estar conectada com os problemas reais da população. Nosso compromisso é contribuir com pesquisa, ensino e extensão para melhorar a vida das pessoas e fortalecer o desenvolvimento do Tocantins”, disse a reitora Maria Santana.
IFTO de Araguaína abre inscrições para cursos gratuitos em IA, impressão 3D e criação de apps

O Instituto Federal do Tocantins está com inscrições abertas e totalmente gratuitas para três cursos de qualificação profissional em áreas que estão entre as mais promissoras do mercado: inteligência artificial, impressão 3D e desenvolvimento de aplicativos. O prazo vai até o dia 25 de março. As formações fazem parte do programa Pronatec Empreender e serão ofertadas no campus de Araguaína. Ao todo, são 25 vagas para cada curso, todos sem custo para os participantes. Entre as opções disponíveis estão: APP Clicks – Construção rápida de aplicativos para mídias digitais Impressoras 3D – Operação e manutenção Negócios Inovadores por Inteligência Artificial As oportunidades são voltadas para pessoas a partir de 16 anos, que já concluíram o ensino fundamental II (9º ano) e possuem conhecimentos básicos de informática. Com duração de quatro meses, os cursos terão aulas presenciais no campus do IFTO em Araguaína. A proposta é oferecer qualificação rápida e prática, preparando os alunos para entrar no mercado de trabalho ou até mesmo abrir o próprio negócio, especialmente em áreas ligadas à inovação e tecnologia. As inscrições são feitas exclusivamente online e não há cobrança de taxa. Os interessados devem preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/egbsYELLGFbMi8nt7 O edital completo, contendo cronogramas e critérios de seleção, está disponível no portal do IFTO em: portal.ifto.edu.br/araguaina.
Araguaína disponibiliza plataforma gratuita para busca de emprego

A Prefeitura de Araguaína está lançando a primeira plataforma online de empregos do Município. O Emprega Araguaína foi desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e reúne, de forma gratuita, oportunidades de trabalho, profissionais e empresas que queiram divulgar suas vagas de emprego. Dentro da plataforma online, o usuário encontra uma interface simples e organizada para encontrar vagas, divulgar habilidades e facilitar conexões, contando com o apoio de inteligência artificial para validar informações e otimizar cada etapa. “Por meio da inteligência artificial, o sistema verifica automaticamente os currículos, validando os dados dos candidatos cadastrados e direciona às vagas divulgadas pelas empresas dentro do sistema, comparando o perfil de profissional exigido, gerando um ranking dos mais compatíveis”, explica o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína, José Ribamar Sousa Júnior. De acordo com o Município, o objetivo da nova plataforma é modernizar e agilizar o atendimento ao trabalhador, integrando diversos serviços em um único ambiente digital, facilitando o contato entre mão de obra e empregador e desburocratizando o acesso a serviços essenciais sem a necessidade de deslocamento físico inicial. Qualificação Profissional e serviços Na plataforma, profissionais autônomos também poderão oferecer seus serviços sem qualquer custo cobrado pelo Município. Desta forma, é possível divulgar os serviços e o cliente terá acesso de forma rápida e fácil. Também será possível oferecer cursos gratuitos de ensino a distância, para aumentar a competitividade e a produtividade dos cidadãos no mercado de trabalho, funcionando como um ponto de encontro digital entre quem busca trabalho e as empresas que oferecem oportunidades, visando reduzir o tempo de desemprego. “À medida em que a plataforma for utilizada, o Município poderá fazer um mapeamento de oportunidades, assim como identificar a deficiência de tipos específicos de profissionais ou de determinadas qualificações dos candidatos, possibilitando políticas públicas mais estratégicas, ampliando o catálogo de cursos e certificados e firmando novas integrações com empresas locais”, destaca José Ribamar. A plataforma já está disponível e pode ser acessada de forma gratuita por meio do site: www.emprega.araguaina.to.gov.br
Denúncias de crimes cibernéticos crescem 28% em 2025,

As denúncias de crimes cibernéticos voltaram a crescer em todo o país no ano passado. A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, da organização não governamental SaferNet, recebeu 87.689 novas queixas (não repetidas ou únicas) desse tipo de crime, um crescimento de 28,4% em relação a 2024, com 19.403 delações a mais. A maior parte das denúncias registradas na SaferNet em 2025 estava relacionada a imagens de abuso e de exploração sexual infantil, com um total de 63.214 notificações. Essa é a segunda maior marca de denúncias envolvendo esse tipo de crime na história da SaferNet, superada apenas em 2023, quando foram contabilizadas 71.867 notificações. Para a organização, o uso de Inteligência Artificial tem contribuído para esse aumento de casos. As denúncias de misoginia, de violência ou discriminação contra mulheres aparecem em segundo lugar no ranking, com 8.728 casos, seguida pelas denúncias de apologia e incitação a crimes contra a vida, com 4.752 denúncias, e de racismo, com 3.220 casos. As denúncias de misoginia foram as que apresentaram o maior crescimento no período, passando de 2.686 para 8.728 casos, aumento de 224,9% no período. Entre as denúncias recebidas pela central, apenas as relacionadas ao crime de xenofobia apresentaram queda em relação a 2024, passando de 3.449 para 755 casos no ano passado. Já as de tráfico de pessoas se mantiveram em um patamar estável, com 442 casos. Por outro lado, também cresceram as denúncias de intolerância religiosa, LGBTfobia, neonazismo e de maus tratos com animais. Helpline Outro dado divulgado pela SaferNet nesta terça-feira (10) foi que o Helpline, canal de ajuda gratuito da SaferNet, registrou aumento de 39% entre os anos de 2024 e 2025, com um total de 2.254 atendimentos. A maior parte desses atendimentos estava relacionada à exposição de imagens íntimas, com 576 casos, seguida pelos casos de saúde mental (332), problemas com dados pessoais (228), fraudes, golpes ou e-mails falsos (212) e relacionados a imagens de abuso e exploração sexual (209). Os dados estão sendo apresentados pela SaferNet como parte das celebrações do Dia da Internet Segura. Organizado pela Safernet Brasil, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento ocorre entre hoje e amanhã (11) na capital paulista. A programação está disponível no site do Dia da Internet Segura. Denúncias Denúncias sobre crimes cibernéticos envolvendo, por exemplo, casos de abuso e exploração sexual infantil e crimes de ódio na internet podem ser feitas por meio da Central Nacional de Denúncias da Safernet Brasil. Para fazer a denúncia, basta copiar e colar no formulário o link da página, grupo, comunidade, canal ou qualquer outro conteúdo suspeito de ser criminoso. A SaferNet informa que a central permite o total anonimato dos denunciantes.
UFT anuncia primeira graduação em Inteligência Artificial do Tocantins

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) passa a oferecer, a partir de 2026, o Bacharelado Interdisciplinar em Inteligência Artificial, um novo curso de graduação que amplia a atuação da instituição em tecnologias estratégicas e inovação. Para ingressar na nova graduação, a UFT publicou o edital do Processo Seletivo pela Nota do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) para o primeiro semestre de 2026. Ao todo, são ofertadas 20 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, ações afirmativas para indígenas e quilombolas e o sistema de cotas da Lei nº 12.711/2012. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre 9h do dia 5 e 20h do dia 11 de fevereiro de 2026, exclusivamente pelo Sistema de Ingresso na Graduação (Sigrad) da UFT. Estrutura do curso De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFT, Valdirene de Jesus, o lançamento do curso representa um avanço estratégico e está alinhado ao programa Universidades Inovadoras, uma iniciativa do MEC em parceria com os ministérios da Fazenda e da Ciência, Tecnologia e Inovação, voltada ao incentivo à formação tecnológica. O curso é estruturado em dois ciclos: Primeiro ciclo: fundamentos e núcleo tecnológico Segundo ciclo: conhecimentos e aplicações setoriais em Inteligência Artificial, permitindo que o acadêmico direcione sua formação para áreas estratégicas como: Governança Digital, Direito e Sociedade Bioeconomia, Agro Tech e Sustentabilidade Saúde Digital e Sistemas de Engenharia (IoT) Economia Criativa, Turismo e Desenvolvimento Territorial “É um curso pensado para responder às demandas contemporâneas e aos desafios regionais”, destacou Valdirene. Período, vagas e integração a programas estratégicos O Bacharelado Interdisciplinar em Inteligência Artificial será ofertado no período noturno, no Câmpus de Palmas, com 40 vagas anuais e tempo de formação de 4 anos. O ingresso será dividido entre Sisu (50%) e PSExato (50%), com início das aulas previsto para 23 de fevereiro. O curso integra as diretrizes do Programa Nova Indústria Brasil (NIB) e do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), fortalecendo a formação em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico do país. Segundo a pró-reitora, o curso reforça o compromisso da UFT com inovação, formação qualificada e inserção dos estudantes em áreas de alta demanda no mercado de trabalho. “Nosso objetivo é formar profissionais cidadãos, com perfil interdisciplinar e estratégico, capazes de integrar conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos para criar soluções inteligentes que atendam aos desafios da sociedade contemporânea, com foco no desenvolvimento local, regional e na Amazônia Legal. Além disso, o programa criou novas vagas para estudantes e professores, fortalecendo a área de tecnologia na Universidade”, concluiu.

