Maior feira agropecuária do Tocantins inicia nesta semana e segue até 16 de maio

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com expositores e instituições parceiras, inicia nesta terça-feira, 12, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2026), no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Consolidada como a maior feira agropecuária da Região Norte, a Agrotins aposta na expansão tecnológica, na geração de negócios e na difusão de conhecimento para produtores, pesquisadores, estudantes e visitantes. Com o tema Origem rastreada, qualidade comprovada, a feira apresentará inovações voltadas à agricultura e pecuária, promovendo a transferência de tecnologias, o fortalecimento do agronegócio e o desenvolvimento sustentável do setor produtivo. “A Agrotins é um espaço que demonstra a força do agro tocantinense e a capacidade do nosso estado de produzir com tecnologia, sustentabilidade e geração de oportunidades. Estamos preparados para realizar mais uma grande edição, fortalecendo negócios, conhecimento e desenvolvimento para toda a nossa população”, afirma o governador Wanderlei Barbosa. Preparativos finais Com uma estrutura moderna e ampliada, a Agrotins 2026 conta com cerca de 700 mil m² de área, pavimentação em bloquetes, câmeras de reconhecimento facial e reforço no policiamento ostensivo, garantindo mais segurança e conforto aos visitantes e expositores. A feira reúne soluções tecnológicas voltadas aos segmentos da agricultura e pecuária, com exposição de maquinários, implementos agrícolas, demonstrações de tecnologias, além da integração entre pesquisa, inovação e produção agropecuária. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Fred Sodré, destaca a expectativa positiva para a edição deste ano. “Estamos finalizando os últimos detalhes para iniciarmos a Agrotins 2026. Já alcançamos números recordes de expositores, superando a edição passada. Este ano, também teremos a participação de mais de mil agricultores familiares de todo o estado. Estamos otimistas para gerar muitos negócios, compartilhar conhecimento e criar oportunidades para pequenos, médios e grandes produtores. Queremos realizar uma das melhores edições da história da feira”, ressalta o secretário. Inteligência artificial e agricultura de precisão A agricultura tocantinense vem avançando significativamente, especialmente nas culturas de soja, milho e arroz. Durante a Agrotins 2026, as vitrines tecnológicas apresentarão novas variedades e cultivares de grãos de alta produtividade, além de soluções voltadas à agricultura de precisão. Avanços tecnológicos Coordenadas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), as áreas demonstrativas da feira irão apresentar tecnologias baseadas em visão computacional, drones e sensores inteligentes voltados ao monitoramento de lavouras de soja e milho no Cerrado. Os sistemas utilizam aprendizado de máquina para identificar pragas, doenças e falhas produtivas em tempo real, aumentando a precisão no manejo agrícola e reduzindo perdas no campo. Entre as ameaças monitoradas estão pragas como a Helicoverpa Armigera e o bicudo-do-algodoeiro. Pesquisas apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) utilizam imagens aéreas para mapear lavouras com alta precisão, enquanto armadilhas inteligentes desenvolvidas em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) monitoram insetos e condições climáticas em tempo real. Outra inovação será apresentada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que desenvolveu uma solução baseada em inteligência artificial capaz de identificar doenças e pragas por meio da análise de imagens das folhas das plantas. O sistema compara padrões visuais com um banco de dados previamente treinado e fornece diagnósticos rápidos e precisos, permitindo ações preventivas e redução de prejuízos. Pecuária A Agrotins também se consolidou como uma importante vitrine nacional da pecuária, apresentando tecnologias voltadas à genética animal de alto padrão produtivo nas raças bovinas, equinas, ovinas e caprinas, com foco em qualidade, sanidade e produtividade. Nesta edição, mais de 500 animais selecionados, com registro de Puro de Origem (PO), serão apresentados ao público. Entre os destaques está a raça Caracu Mocha. “A Caracu é uma raça que garante bezerros fortes e produtivos, eficiência alimentar e resultados econômicos consistentes. Apresenta padronização racial, ganho de peso acelerado e carne de alto valor, atendendo às exigências dos mercados interno e internacional. Trata-se de uma genética adaptada às condições brasileiras e pronta para gerar resultados em diferentes sistemas de produção”, afirma o produtor Rafael Abrahams. Expositores A edição 2026 também aposta no crescimento das vendas, impulsionado pelo otimismo dos expositores. O vendedor de uma concessionária Chevrolet, Alisson Breno projeta resultados positivos durante a feira. “As expectativas para movimentação financeira são as melhores possíveis. Além dos veículos tradicionais, este ano estamos trazendo um portfólio de veículos elétricos. A intenção é superar as vendas de 2025, quando comercializamos 120 veículos. Nesta edição, esperamos alcançar a marca de 150 veículos vendidos”, destaca o expositor. Agrotins 2026 Com 26 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória marcada pelo crescimento e pela inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio brasileiro. A feira é realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em parceria com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisa e ensino.

Sunset Experience promete transformar a Via Lago em cenário de música eletrônica

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, apoia a realização do Sunset Experience, evento aberto ao público que será realizado neste sábado, 9, a partir das 14h, na Prainha da Via Lago. A proposta do evento é unir música eletrônica, entretenimento e convivência em um ambiente que valorize a paisagem natural. A programação contará com apresentações dos DJs Dioli, Samn, Nicky e Drak, trazendo diferentes vertentes da música eletrônica contemporânea, como Afro House, Melodic House, Indie Dance e House Music. O Sunset Experience surgiu com o objetivo de oferecer um formato diferente de evento em Araguaína, explorando a conexão entre música, natureza e interação do público. O DJ e produtor musical Raphael Peralta, conhecido artisticamente como Dioli, explicou a proposta do projeto e a expectativa para a realização do evento. “A expectativa é fortalecer o Sunset Experience como uma referência dentro do calendário cultural e de entretenimento da cidade, mostrando o potencial que Araguaína possui para receber eventos com conceito, organização e identidade artística. Iniciativas como essa ajudam a fortalecer a cena da música eletrônica local, incentivam artistas, movimentam a economia criativa e ampliam as possibilidades culturais da cidade”, destacou. Natural de Araguaína, Dioli possui lançamentos por gravadoras internacionais e também é fundador da Sonora, projeto voltado ao fortalecimento da música eletrônica regional por meio de eventos e experiências culturais. Apoio à diversidade cultural O secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Edson Gallo, destaca a importância de apoiar diferentes manifestações culturais e incentivar a ocupação dos espaços públicos pela população. “Araguaína vive um momento importante de fortalecimento cultural. Apoiar eventos de diferentes estilos musicais e manifestações artísticas amplia as oportunidades para os artistas locais e aproxima a população dos espaços públicos da cidade. Nosso objetivo é incentivar cada vez mais iniciativas que promovam cultura e lazer”, afirmou. O Sunset Experience será aberto ao público e não terá a comercialização de alimentos ou bebidas. A orientação é que cada participante leve o que desejar consumir e faça o descarte correto do lixo nas lixeiras disponíveis no local.

Araguaína antecipa início da campanha de vacinação contra a raiva

A Prefeitura de Araguaína, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), já iniciou a campanha de vacinação antirrábica 2026. Com um cronograma antecipado, o objetivo das equipes é ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a prevenção da doença no município que há 26 anos não registra casos da doença. A meta é vacinar aproximadamente 33 mil animais, entre cães e gatos, durante toda a campanha. A estratégia contempla áreas da zona rural e urbana, com equipes atuando tanto em visitas domiciliares quanto em pontos fixos de vacinação, facilitando o acesso dos tutores e garantindo maior alcance da campanha. Na zona rural, a imunização ocorre entre os dias 5 e 7 de maio, percorrendo o projeto de assentamento Rio Preto e o Povoado Garimpinho. Já na zona urbana, a ação será realizada nos bairros Costa Esmeralda, Primavera Norte e Construindo Sonhos, com visitas domiciliares no dia 8 de maio e ponto fixo no sábado, dia 9, na UBS Dr. Dantas, das 8h às 14h. Meu pet pode ser vacinado? A vacinação é destinada a cães e gatos saudáveis a partir dos três meses de idade, não havendo contraindicação para fêmeas gestantes ou em amamentação. Para garantir a segurança durante o atendimento, os cães devem estar com coleira e guia, enquanto os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou recipientes adequados. A superintendente da Vigilância em Saúde, Thaize Cordeiro, destacou a importância da imunização e do compromisso dos tutores. “A vacinação é a principal forma de prevenção contra a raiva, uma doença grave e fatal tanto para os animais quanto para os seres humanos. Por isso, é fundamental que os tutores façam a sua parte, levando seus pets para vacinar e contribuindo com a proteção coletiva”, ressaltou. Vacina disponível o ano inteiro Com o objetivo de agilizar a imunização dos animais, o município conta com dois postos fixos de vacinação disponíveis durante todo o ano. Um no Centro de controle de zoonoses das 7h30 às 11h30 e outro no Centro de Castração de Cães e Gatos, no bairro Santa Terezinha das 7h30 às 17h.

34ª Corrida do Trabalhador reúne milhares de atletas e reforça tradição esportiva em Araguaína

Bastou apenas 30 minutos e 18 segundos para conclusão dos 10 quilômetros pelo primeiro colocado geral, Josimar da Conceição Silva, de 36 anos, mais conhecido como Zima. O atleta profissional, que concorreu na categoria elite, foi um dos mais de 3 mil participantes oficiais da 34ª Corrida do Trabalhador de Araguaína, realizada neste domingo (3). “Foi uma prova muito bem organizada e de nível muito forte. Essa foi a terceira prova que eu corri nesta semana e, nas que eu conheço da região, essa é a que tem o melhor prêmio. É minha primeira vez competindo em Araguaína e valeu muito a pena ter vindo”, relatou o Zima, que é maranhense de Aldeias Altas. Pela posição, ele faturou R$ 3 mil e medalha. O outro grande prêmio do dia foi entregue à Gabriela dos Santos de Souza, de 27 anos, que com 37 minutos e 25 segundos, alcançou o primeiro lugar geral entre as mulheres. Em Araguaína, o prêmio da categoria feminina é equiparado ao masculino, portanto a moradora de Araguatins também recebeu R$ 3 mil e medalha. “Foi uma prova com percurso bom, com bastante hidratação e com muitos inscritos. Então é a realização de um sonho ser a campeã desta prova. Essa é a quarta vez que disputo em Araguaína e para mim, que vivo do esporte, ter premiações como essa é bom, incentiva todo mundo a buscar o resultado”, afirmou a campeã da elite feminina, Gabriela. Incentivo ao esporte local As provas de Araguaína têm atraído fortes competidores de diversos estados, principalmente os mais próximos como Maranhão, Goiás e Pará, que antigamente levavam toda premiação. Pensando na valorização dos atletas locais, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer criou uma divisão somente para moradores de Araguaína. Desta forma, a araguainense Katia Fernandes, de 36 anos, faturou R$ 900 pelo primeiro lugar na categoria Veterana 1 de Araguaína, ao concluir a prova com 43 minutos e 27 segundos. “Correr em casa é diferente. Ano passado eu fiquei em segundo, com 45 minutos, e hoje eu me superei. A corrida mudou minha vida e sempre que consigo, trago mais gente”, contou. Mais informações A 34ª Corrida do Trabalhador de Araguaína teve premiação total de R$ 70 mil, divididos entre as categorias, além de 2 mil medalhas para os primeiros atletas que concluíram a prova. A largada foi às 6h30, em frente ao Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma, seguindo pela Via Lago e retornando pelos setores Nova Araguaína e Mansões do Lago, totalizando 10 km de prova. A competição marca a primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua de Araguaína, que também inclui a Corrida do Parque Ecológico Cimba, prevista para o mês de novembro. As inscrições foram gratuitas e 5.535 atletas se registraram para a competição. “São 34 anos de corrida, saúde e direitos. Agradecemos todos que vieram aqui”, celebrou o secretário do Esporte, Edson Gallo. Confira o pódio de todas as categorias: GERAL Elite (Feminina) 1ª – Gabriela de Souza 2ª – Marta Reis 3ª – Kaline Chaves Elite (Masculino) 1ª – Josimar Silva 2ª – Renato Souza 3ª – Gustavo de Souza Adulta Geral (Feminina) 1ª – Amanda Araújo 2ª – Editania dos Santos 3ª – Iara LP Adulto Geral (Masculino) 1ª – Wallason Perreira 2ª – Luis Macedo 3ª – Genival Tenório Juvenil Geral (Feminina) 1ª – Eishylla Galvão 2ª – Gleicy Arsena 3ª – Geovanna Santos Juvenil Geral (Masculino) 1ª – Moises Junior 2ª – Bruno Almeida 3ª – Breno Pires Veterana 1 Geral (Feminina) 1ª – Vandinha Costa 2ª – Maria Rocha 3ª – Ezia de Faria Veterana 2 Geral (Feminina) 1ª – Ana de Menezes 2ª – Luana dos Santos 3ª – Igarana de Carvalho Veterana 3 Geral (Feminina) 1ª – Vânia Rosa 2ª – Josefa Cruzbaldes 3ª – Maria de Jesus Brito Veterano 1 Geral (Masculino) 1ª – Lucio Lopes 2ª – Alandro Melo 3ª – Tiago Ribeiro Veterano 2 Geral (Masculino) 1ª – Noel Silva 2ª – Manoel Filho 3ª – Joaquim da Conceição Veterano 3 Geral (Masculino) 1ª – Elisomar Reges da Silva 2ª – Cassius Carvalho 3ª – Adautro Nascimento Veteraníssimo Geral (Feminina) 1ª – Natalina da Silva 2ª – Sirlene Nascimento 3ª – Jucilene Nascimento Veteraníssimo Geral (Masculino) 1ª – Antônio de Souza 2ª – José Lima 3ª – Alonso Cancio ARAGUAÍNA Adulta Araguaína (Feminina) 1ª – Isis Ferreira 2ª – Maria da Conceição 3ª – Kelly de Sousa Adulto Araguaína (Masculino) 1ª – Felipe de Alencar 2ª – Lucas Figueira 3ª – Joallyson dos Santos Juvenil Araguaína (Feminina) 1ª – Maria Abreu 2ª – Ana Clara Martins 3ª – Isabella Guida Juvenil Araguaína (Masculino) 1ª – Guilherme Machado 2ª – Pedro Guimarães 3ª – Murilo Andrade Veterana 1 Araguaína (Feminina) 1ª – Katia Fernandes 2ª – Laylla Cristyelle 3ª – Valdelene Santana Veterana 2 Araguaína (Feminina) 1ª – Daniella Vieira 2ª – Maria Amorim 3ª – Luzinete Coelho Veterana 3 Araguaína (Feminina) 1ª – Adriani Cezar 2ª – Alodia Barros 3ª – Marcia Almeida Veterano 1 Araguaína (Masculino) 1ª – Athilla Teles 2ª – Aldelan de Oliveira 3ª – Samuel de Brito Veterano 2 Araguaína (Masculino) 1ª – Marcelo dos Santos 2ª – Alequixandro Parladim 3ª – Junior da Rocha Veterano 3 Araguaína (Masculino) 1ª – Roney dos Santos 2ª – Rubens Amorim 3ª – Pedro de Souza Veteraníssima Araguaína (Feminina) 1ª – Marilene Silva 2ª – Maria dos Santos 3ª – Maria Chaves Veteraníssimo Araguaína (Masculino) 1ª – Francisco Pereira 2ª – Pedro de Oliveira 3ª – Francisco Costa

Retirada dos kits para a Corrida do Trabalhador será realizada nesta quinta-feira e sábado

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Araguaína realiza nesta quinta-feira, 29 de abril, e no sábado, dia 2 de maio, a entrega do kit de identificação para a 34ª Corrida do Trabalhador. O chip de cronometragem e a numeração para competição junto aos alfinetes devem ser retirados no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma, localizado na Via Lago, após a Ponte Senador João Ribeiro. O recolhimento prévio é necessário para não atrapalhar o início da prova no domingo, dia 3 de maio. Na quinta-feira, o horário de entrega começa às 8h e vai até as 21h, sem interrupção durante o almoço. Já no sábado, os competidores devem fazer a retirada das 15h às 21h. “Caso alguém não consiga retirar o kit, pode pedir para que um familiar ou amigo vá até o ginásio para pegar. Basta esse representante apresentar um documento com foto do competidor. Sem o kit, a pessoa ainda poderá correr, mas não será considerada uma competidora. Desta forma, não disputará o prêmio em dinheiro ou medalha”, explicou o diretor de Esporte e Lazer, Marquinhos Muquém. Para retirar o kit, é necessário ainda a entrega solidária de um quilo de alimento não perecível, que será armazenado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e posteriormente fará parte de cestas básicas disponibilizadas às famílias em vulnerabilidade social, inscritas em programas assistenciais. Mais informações A 34ª Corrida do Trabalhador de Araguaína terá premiação total de R$ 70 mil, divididos entre as categorias, além de 2 mil medalhas para os primeiros atletas que concluírem a prova. As inscrições tiveram início no dia 25 de fevereiro e foram encerradas no dia 11 de março. O percurso é novo e tem largada prevista para as 6h30, em frente ao Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma, seguindo pela Via Lago e retornando pelos setores Nova Araguaína e Mansões do Lago, totalizando 10 km de prova. A competição marca a primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua de Araguaína, que também inclui a Corrida do Parque Ecológico Cimba, prevista para o mês de novembro. As inscrições foram gratuitas e 5.535 atletas se registraram para a competição. Mais informações podem ser consultadas no site https://corridaderua.araguaina.to.gov.br/

Curso gratuito de audiovisual para profissionais de escolas públicas oferece 100 vagas

O curso gratuito de Fundamentos do Audiovisual voltado para técnicos, colaboradores e professores de escola pública está com inscrições abertas e podem ser feitas por meio do formulário online. A iniciativa busca capacitar profissionais que possuem interesse, com ou sem experiência, em operar equipamentos de áudio, vídeo e transmissão utilizados em auditórios, teatros, eventos escolares e transmissão de lives. A capacitação foi aprovada em edital público com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc no Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). O curso tem a carga horária total de 24 horas e será realizada por meio de oficinas práticas que abordam desde conceitos básicos até técnicas mais avançadas, como edição de vídeo, mixagem de som, captação de áudio e imagem, além de transmissão para plataformas digitais como YouTube, Facebook e Instagram. No total serão ofertadas 100 vagas, distribuídas em duas turmas de 50 alunos cada, com encontros presenciais em diferentes locais da capital. A proposta é qualificar os profissionais que atuam diretamente na organização de eventos, contribuindo para melhorar a qualidade técnica das atividades culturais e institucionais, dentre eles nos ambientes escolares De acordo com a organização, uma das demandas na áreas ocorre nos eventos em escolas de tempo integral, que contam com estruturas como auditórios e anfiteatros, mas nem sempre dispõem de profissionais com formação específica na área audiovisual. Capacitação A formação será dividida em dois locais diferentes. Nos dias 27 e 28 de abril o curso acontece na Fundação Cultural de Palmas, das 19h às 22h. Já na Escola de Tempo Integral Elisângela a capacitação será realizada no dia 9 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As oficinas serão ministradas pelo instrutor Denis Kissner Ferreira, profissional com formação técnica em áudio, audiovisual, informática e Instrutor de Multimídia. Ele possui ampla experiência no mercado audiovisual, incluindo mais de 10 anos de  atuação no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas, e em produtoras de diferentes regiões do país. Além das aulas presenciais, os participantes terão acesso a um canal exclusivo para dúvidas via WhatsApp.

Trânsito na Avenida Filadélfia, em Araguaína, sofrerá alteração a partir de 22 de abril

A região das avenidas Filadélfia e Dom Emanuel, próxima ao Batalhão da Polícia Militar, Fórum e Ministério Público, passará a ter novas sinalizações e semáforos ativos para regular o trânsito a partir da próxima quarta-feira, 22 de abril. A infraestrutura foi construída pela rede atacadista presente na localidade a partir de um termo de cooperação firmado junto à Prefeitura de Araguaína por causa do novo fluxo de veículos gerado para a região. A partir do sábado, dia 18, até terça, 21, os semáforos ficarão piscando em amarelo intermitente para que os condutores que passarem pelo local comecem a se acostumar com a presença do novo equipamento. Toda a sinalização horizontal pintada nas vias estará concluída até a próxima semana. O superintendente de trânsito da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) de Araguaína, Eduardo Barbosa, informa que equipes de agentes de trânsito estarão na localidade durante toda a próxima semana, nos horários de maior fluxo, para acompanhar a dinâmica do trânsito. “Por isso pedimos que os condutores reduzam a velocidade nestes primeiros dias até que tudo se normalize. É comum que mudanças como essa gerem algumas confusões nos primeiros dias, então é fundamental a atenção e colaboração de todos”, pede o superintendente. Saiba como irá funcionar os semáforos No total, os equipamentos funcionarão em quatro tempos, sendo uma abertura para cada fluxo de trânsito e outra para pedestres. Veja como será: Avenida Filadélfia – Pista sentido Feirinha Haverá dois semáforos nesta via e ambos abrirão ao mesmo tempo. Um deles é para o fluxo que segue exclusivamente sentido Feirinha. O outro será para os veículos que farão a conversão à esquerda sentido Av. Dom Emanuel/Centro ou o retorno para a outra pista da Av. Filadélfia. Neste semáforo, haverá uma terceira faixa à esquerda exclusiva para as conversões. Durante a abertura dos dois semáforos, o fluxo terá 30 segundos de duração. Avenida Filadélfia – Pista sentido Via Lago Neste fluxo, também haverá dois semáforos que vão abrir ao mesmo tempo. Um deles é para o fluxo que segue sentido Via Lago ou a conversão à direita para a Av. Dom Emanuel/Centro. O outro será exclusivamente para o retorno para a outra pista da Av. Filadélfia. Haverá uma terceira faixa à esquerda exclusiva para essa conversão. Durante a abertura dos dois semáforos, o fluxo terá 30 segundos de duração. Avenida Dom Emanuel O semáforo deste ponto permite que os veículos façam a conversão à direita na Av. Filadélfia sentido Via Lago ou a conversão à esquerda na Av. Filadélfia sentido Feirinha. Durante a abertura do semáforo, o fluxo terá 20 segundos de duração. Pedestres O cruzamento terá semáforos exclusivos para a passagem de pedestres atravessando as avenidas Filadélfia e Dom Emanuel. Os sinaleiros abrirão ao mesmo tempo com 15 segundos de duração para a travessia.

Órgãos públicos de Araguaína terão ponto facultativo na segunda-feira, 20

Os órgãos públicos municipais de Araguaína não terão expediente na segunda-feira, 20, que antecede o feriado nacional de Tiradentes, celebrado na terça-feira, 21. O decreto, que determina ponto facultativo após o feriado, está disponível no Diário Oficial do Município do último dia 9 de abril. O feriado e o ponto facultativo não se aplicam às unidades e serviços considerados essenciais, que não podem ser paralisados ou interrompidos, como UPA (Unidade de Pronto Atendimento), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), HMA (Hospital Municipal de Araguaína) e PAI (Pronto de Atendimento Infantil). Transporte público Na segunda-feira, 20, o transporte público deve seguir com as linhas normalmente, caso o Estado do Tocantins não decrete também o ponto facultativo. Caso contrário, a escala será reduzida para a mesma rotina comum aos sábados. Desta forma a Araguaína Transportes manterá ainda três motoristas a mais de prontidão para uma eventual demanda. Já no feriado, na terça-feira, 21, será adotado o esquema de domingos, com ônibus operando em intervalo médio de 1h20 minutos na linha que passa nos bairros Costa Esmeralda, Entroncamento, Vila Norte, Maracanã, Setor Barros e Construindo Sonhos. Já a linha que percorre desde o Distrito Novo Horizonte e passa pelo Terminal Rodoviário, Senai, Avenida Filadélfia, Patrocínio, Araguaína Sul e Bairro São João correrá num intervalo médio de seis horas. Restaurante Popular O Restaurante Popular funcionará normalmente na segunda-feira, 20, e ficará fechado na terça-feira, 21. Feriado de Tiradentes Dia 21 de abril é feriado no Brasil porque se comemora o Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José era conhecido pelo apelido Tiradentes, tido por muitos como um herói nacional por atuar como um dos líderes da Inconfidência Mineira.

Araguaína terá Dia D de vacinação contra a dengue neste sábado (18)

A Prefeitura de Araguaína realiza neste sábado, 18, das 8h às 17h, o dia D de vacinação contra a Dengue, iniciando a segunda etapa de vacinação no município, que abre agora a imunização para a população entre 15 e 59 anos. As vacinas estarão disponíveis em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ativas na cidade, com o objetivo de combater o crescimento no número de casos da doença em Araguaína. A etapa de imunização seguirá até o dia 2 de maio e faz parte da estratégia nacional de combate à Dengue, utilizando uma vacina brasileira, desenvolvida pelo Instituto Butantan, de dose única, tetraviral e 100% nacional. O Município dispõe de um total de 15 mil doses para esta etapa. Para receber a dose, basta apresentar a carteira de vacinação e CPF. Os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. “Esta vacina pode reduzir drasticamente o risco de hospitalizações e formas graves da doença, protegendo contra os quatro sorotipos do vírus de uma só vez. Ao criar uma barreira imunitária coletiva, a vacina não apenas evita mortes e complicações individuais, mas também alivia a sobrecarga das nossas UBS”, explica a secretária de saúde de Araguaína, Dênia Rodrigues. Campanha contra a Dengue A campanha teve início com a imunização dos profissionais da Atenção Primária e dos Agentes de Combate de Endemias (ACE) que atuam na linha de frente do combate à doença, garantindo assim uma medida de proteção e continuidade dos serviços essenciais. Além da vacinação, o município está intensificando o combate ao mosquito com a instalação de armadilhas Ovitrampas e Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL), especialmente em áreas com maior incidência. As Ovitrampas simulam ambientes ideais para a reprodução do mosquito. A partir da coleta dos ovos, é possível mapear a densidade do vetor em um raio de até nove quarteirões, permitindo ações mais direcionadas. Já as EDLs utilizam uma estratégia inovadora: ao entrar em contato com o equipamento, o mosquito transporta o larvicida para outros criadouros, contribuindo para interromper o ciclo de desenvolvimento das larvas em diferentes locais. O produto utilizado é seguro e não oferece risco à população ou aos animais. Situação epidemiológica Até o momento, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado na última quinta-feira, 9 de abril, Araguaína já registrou 2.411 casos confirmados de dengue em 2026, com 1.739 casos ainda aguardando resultado de exames. O município teve também quatro óbitos confirmados por conta da doença e dois em investigação. A orientação do Município é que em casos de suspeita de dengue, o paciente deve procurar imediatamente uma unidade de saúde, ficando atento a sintomas como febre alta repentina, dor atrás dos olhos e manchas no corpo, para que o diagnóstico e a hidratação correta sejam iniciados precocemente. Casos mais graves podem apresentar dor abdominal intensa, vômitos persistentes ou sangramentos.

Enem 2026: período para pedir isenção da taxa começa hoje

O prazo para que as pessoas interessadas em solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 e para aqueles candidatos que precisam justificar a ausência na edição do ano passado para participar gratuitamente desta edição começa nesta segunda-feira (13) e se estende até 24 de abril. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico da Página do Participante do Enem com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. Direito de solicitar a isenção O Inep prevê a gratuidade na inscrição do exame para os seguintes casos: ·  matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026; ·  estudantes de todo o ensino médio em escola pública ou bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; ·  pessoas de baixa renda com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico); ·  beneficiários do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC); As pessoas que se enquadram nestes perfis devem solicitar a dispensa do pagamento da taxa, pois a isenção não é automática. O Inep destaca que o participante que integra uma família inscrita no CadÚnico precisa estar com a situação cadastral regular para solicitar a isenção da inscrição no Enem. A falta de atualização no CadÚnico pode levar ao indeferimento do pedido para fazer as provas de graça. Ausência em 2025 O participante que teve a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025, não compareceu às provas nos dois dias de aplicação em novembro do ano passado e queira solicitar novamente isenção da taxa de inscrição em 2026 deve justificar sua ausência. A justificativa de ausência no Enem 2025 deve ser feita também pela Página do Participante, no mesmo período, 13 a 24 de abril. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis dos participantes. Os documentos para justificativa de ausência no Enem 2025 devem conter todas as especificações do edital e serem legíveis para análise, sob pena de serem considerados inválidos. Entre eles: boletim de ocorrência policial, para casos de assaltos ou acidente de trânsito; certidão de casamento ou declaração de união estável, se ocorrida nove dias antes do primeiro dia de aplicação das provas. O Inep exige documentos somente nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. Resultados Os resultados das solicitações de isenção da taxa de inscrição serão divulgados pelo Inep em 8 de maio. Os solicitantes com pedidos de isenção negados pela autarquia poderão entrar com recurso administrativo entre 11 a 15 de maio. Os resultados definitivos dos recursos serão conhecidos em 22 de maio. As regras e prazos do Enem 2026 relativos aos pedidos de isenção da taxa de inscrição estão descritos no novo edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 1º. Necessidade de inscrição O edital do Inep esclarece que ter a aprovação da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição no Enem 2026 não garante a inscrição no Enem deste ano. O período de inscrição pela Página do Participante ainda será definido e divulgado pelo MEC. O Enem O Enem é a principal prova de entrada no ensino superior brasileiro, por meio de iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu); e de iniciativas federais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão desta etapa de ensino para os candidatos que têm 18 anos completos e também alcançam a pontuação mínima em cada área do conhecimento das provas e na redação. Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de ensino superior de Portugal que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitarem as notas do exame.