Espetáculo “Reviravoltas do amor” terá sessões gratuitas em Araguaína

Uma noite entre amigos. Conversas aparentemente comuns. Um encontro que parecia tranquilo. Mas basta uma verdade vir à tona para que tudo saia do controle. Essa é a proposta de “Reviravoltas do amor”, espetáculo que chega ao palco do Cine Teatro Artpalco para provocar reflexões sobre os segredos, as mentiras e os sentimentos que muitas vezes permanecem escondidos nas relações humanas. A trama reúne seis pessoas em uma mesma sala durante uma noite que parecia ser apenas mais um encontro social. No entanto, revelações inesperadas começam a surgir e transformam o ambiente em um verdadeiro campo de confrontos emocionais. O que era para ser uma reunião pacata rapidamente se torna uma sequência de descobertas impactantes, capazes de mudar completamente a dinâmica entre os personagens. Com direção de Clovys Torres, a montagem utiliza humor ácido, sarcasmo e tensão dramática para explorar as complexidades dos relacionamentos. Ao longo da apresentação, cada personagem é levado a encarar suas próprias feridas, desejos, frustrações e verdades ocultas, criando um jogo psicológico que prende a atenção do público do início ao fim. Mais do que uma peça teatral, “Reviravoltas do amor” funciona como um espelho das experiências humanas. Questões como amor, mágoa, desejo, honestidade e vulnerabilidade são colocadas em cena de forma intensa e provocadora, despertando identificação e reflexão. A expectativa é que o público transite entre o riso, o desconforto e a surpresa diante das situações apresentadas, reconhecendo em muitos momentos conflitos que fazem parte da vida real. Confira as sessões 📍 Cine Teatro Artpalco 📅 19 de junho (quinta-feira) 🕖 19h 🎟️ Ingressos gratuitos 📅 20 de junho (sexta-feira) 🕕 18h 🎟️ Ingressos gratuitos 📅 20 de junho (sexta-feira) 🕗 20h 🎟️ Ingressos de R$ 20 a R$ 40 Para quem aprecia espetáculos que unem entretenimento, humor e reflexões profundas sobre o comportamento humano, “Reviravoltas” surge como uma oportunidade imperdível para viver uma experiência intensa e cheia de surpresas.

Tocantins realiza 2º Seminário de Saúde LGBTQIAPN+ nesta quarta-feira (10)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realiza nesta quarta-feira, 10, das 9h às 17h, o 2º Seminário de Saúde LGBTQIAPN+  – TRANSformando a Saúde do Tocantins. O evento será transmitido de forma exclusivamente online e visa qualificar a assistência e o acolhimento a essa população na rede pública. A programação debaterá o fluxo de atendimento, a habilitação de ambulatórios trans junto ao Ministério da Saúde e os direitos jurídicos do público referenciado. O seminário também apresentará experiências de humanização e trará como modelo os caminhos exitosos do Processo Transexualizador implementados no Estado de Goiás. O encontro é direcionado a gestores municipais, coordenadores da Atenção Primária, equipes médicas e multiprofissionais, ativistas dos direitos humanos, estudantes e à comunidade em geral. Entre os palestrantes confirmados, a advogada Dra. Júlia Belga ministrará a conferência “Direitos de Todxs”. As inscrições estão abertas e o link de acesso à transmissão será encaminhado diretamente ao e-mail cadastrado pelos participantes. Programação 9h – Apresentação do Fluxo do Paciente dentro do Processo Transexualizador 10h – Case de Sucesso Humanização e Acolhimento das Usuárias e Usuários do Processo Transexualizador 11h – Exposição e tiragem de dúvidas com o Ministério da Saúde Processo de habilitação dos ambulatórios trans 14h – Processo Transexualizador no Estado de Goiás Caminhos Exitosos 16h – Direitos de Todxs Dra. Júlia Belga, advogada Serviço Evento: 2º Seminário de Saúde LGBTQIAPN+ do Estado do Tocantins – TRANSformando a Saúde do Tocantins Data: 10 de junho Horário: 9h às 17h Formato: Online Inscrições: https://forms.gle/8PJ4hd6QkoiJZNHD8 Público-alvo: gestores, profissionais da saúde, estudantes, ativistas, comunidade LGBTQIAPN+ e demais interessados Informações: Landri Neto – (63) 99994-1819 E-mail: equidadesaudeto@gmail.com

Criativos do Norte realizam em Araguaína Festival Norte + Diverso neste sábado (6)

  O Espaço Cultural de Araguaína recebe neste sábado, 6 de junho, o Festival Norte + Diverso, evento gratuito que reunirá arte, cultura, diversidade e economia criativa em uma programação aberta ao público das 14h às 20h. A programação contará com uma feira de expositores independentes oferecendo livros, acessórios, quadros, roupas, alimentos, itens de decoração, artesanato e outros produtos criativos. Também haverá um bazar de livros usados em bom estado de conservação, com obras literárias, infantis, juvenis e histórias em quadrinhos. O festival é uma evolução da Feira Criativos do Norte, que já estava em sua sétima edição. Segundo uma das organizadoras, Luana Coelho, a iniciativa ganhou novos parceiros e ampliou sua proposta. “Nos juntamos a mais alguns projetos para trazer algo maior, como o projeto de extensão Universidade Mais Diversa, da UFNT, e a Associação Brasileira de Psicologia Social, além de outros apoiadores”, explica. Diversidade em pauta De acordo com Luana, o evento tem objetivo de dar visibilidade a expositores, artistas e microempreendedores locais, e ainda amplia a discussão sobre diversidade em referência ao Mês do Orgulho LGBTQIA+. “Teremos oficinas práticas de argila, yoga, grafite e arte transgressora, que vão discutir a diversidade. Essas oficinas tiveram cadastro antecipado e estão com todas as vagas preenchidas”, afirma. Já as apresentações artísticas serão voltadas à dança e contarão com a participação do Coletivo Kauara, do grupo de k-pop Ruby Heart Dance Cover e do grupo Moonlight K-Cover. Programação 14h – Abertura do evento 14h – Início das exposições 14h – Início das oficinas 15h – Início do bazar de livros 17h – Apresentações artísticas 20h – Encerramento Serviço Festival Norte + Diverso Local: Espaço Cultural de Araguaína Data: 6 de junho Horário: das 14h às 20h Entrada gratuita.   Informações da Prefeitur

CCZ leva vacinação antirrábica domiciliar a bairros de Araguaína no feriado

A Prefeitura de Araguaína, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue com o cronograma de vacinação de cães e gatos contra a raiva e, nesta quinta-feira, 4 de junho, feriado de Corpus Christi, as equipes de agentes de combate às endemias realizarão, das 8h às 14h, visitas domiciliares nos setores Parque do Lago e Lago Azul 1 e 4, promovendo a imunização de cães e gatos. No mesmo horário, haverá também um ponto fixo de vacinação na UBS Lago Azul. “Adotamos a estratégia de realizar as visitas no feriado por ser um dia mais fácil de encontrar as pessoas em casa e, com isso, avançar com o número de animais já atendidos durante a campanha”, explicou a veterinária responsável pelo programa, Luciana Coelho Gomes. A iniciativa integra as ações de vigilância do município para fortalecer a saúde pública e ampliar a proteção animal, considerando que Araguaína não registra casos de raiva em humanos, nem em cães e gatos há mais de 25 anos. Iniciada no final de abril, a campanha neste ano tem a meta de vacinar aproximadamente 34 mil cães e gatos nas zonas urbana e rural de Araguaína. Até esta quarta-feira, 2 de junho, 7.882 animais já haviam sido vacinados, o que corresponde a 23% da meta. As ações continuarão pelas zonas urbana e rural, com equipes atuando tanto em visitas domiciliares quanto em pontos fixos de vacinação, facilitando o acesso dos tutores e garantindo maior alcance da campanha. Vacina disponível o ano inteiro A vacinação é destinada a animais em bom estado de saúde a partir dos três meses de idade, sem contraindicação às fêmeas gestantes ou amamentando. Com o objetivo de agilizar a imunização dos animais, o município conta com dois postos fixos de vacinação disponíveis durante todo o ano: no CCZ, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h; e no Centro Municipal de Castração de Cães e Gatos, no bairro Santa Terezinha das 7h30 às 17h. Para garantir a segurança do animal durante o atendimento, os cães devem estar com coleira e guia, enquanto os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas ou recipientes adequados.

Cíntia Chagas será destaque da feira Liquida Moda, em Colinas, neste sábado (30)

A influenciadora, escritora e comunicadora Cintia Chagas será uma das atrações da 7ª edição da Liquida Moda Colinas, evento que movimenta os setores de moda, beleza e alimentação no norte do Tocantins. A palestra-show “Oratória da Elegância” acontece no próximo dia 30 de maio, às 19h, na Praça 7 de Setembro, em Colinas do Tocantins. Promovido pelo Sebrae Tocantins, o encontro promete reunir empresários, empreendedores, estudantes e profissionais de diversos municípios da região para uma noite voltada ao desenvolvimento pessoal, posicionamento profissional e fortalecimento da comunicação. Fenômeno nas redes sociais e conhecida nacionalmente pelo estilo direto, elegante e bem-humorado, Cintia Chagas conquistou milhões de seguidores ao transformar temas ligados à comunicação, comportamento e oratória em conteúdos de grande engajamento. Durante a apresentação em Colinas, a comunicadora abordará temas como influência, segurança na fala, postura profissional e construção de imagem pessoal, destacando como a comunicação pode impactar diretamente resultados nos negócios, vendas, liderança e conexões profissionais. A palestra integra a programação de encerramento da Liquida Moda Colinas, feira realizada entre os dias 28 e 30 de maio e considerada uma das principais vitrines de negócios da região norte do Estado. Nesta edição, o evento contará com a participação de 30 empresas expositoras dos segmentos de moda, beleza e alimentação. Além de impulsionar o comércio local, a feira também fortalece pequenos negócios, amplia oportunidades de networking e movimenta a economia de Colinas e municípios vizinhos. A analista do Sebrae Tocantins, Ana Maria Leal, destacou que a proposta do evento vai além das vendas e busca proporcionar experiências capazes de impactar diretamente o posicionamento profissional dos participantes. “Hoje, se comunicar bem deixou de ser apenas um diferencial e passou a ser uma necessidade para quem empreende. A forma como uma pessoa se posiciona influencia vendas, conexões, liderança e oportunidades. Trazer a Cintia Chagas para o encerramento do Liquida Moda é proporcionar ao público uma experiência que une conhecimento, inspiração e desenvolvimento pessoal”, afirmou. As inscrições para a palestra-show podem ser realizadas por meio da Loja Sebrae. O evento é realizado pelo Sebrae Tocantins em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Colinas e a Prefeitura de Colinas do Tocantins.

Defensoria Pública realiza mutirão de serviços gratuitos em Araguaína e Gurupi

Uma grande mobilização de cidadania e acesso à Justiça vai movimentar Araguaína e Gurupi na próxima sexta-feira (29). A Defensoria Pública do Estado do Tocantins realizará mais uma edição do projeto “Defensores na Comunidade”, levando atendimentos jurídicos gratuitos e uma ampla rede de serviços de saúde, documentação, assistência social, cultura, beleza e lazer para a população. A ação será realizada simultaneamente nas sedes da Defensoria Pública do Estado do Tocantins nos dois municípios e reunirá dezenas de instituições parceiras em um verdadeiro mutirão de cidadania voltado principalmente para famílias em situação de vulnerabilidade social. Atendimento jurídico gratuito e acesso à cidadania Defensoras e defensores públicos, analistas jurídicos e servidores da Instituição estarão mobilizados durante todo o dia para prestar orientação jurídica gratuita à população. Os atendimentos contemplam diversas áreas, incluindo: direito de família; pensão alimentícia; divórcio; guarda; demandas cíveis; direitos do consumidor; questões relacionadas à saúde; regularização documental. Para receber atendimento jurídico, os interessados devem apresentar documentos pessoais, comprovantes de renda e endereço, além de documentos relacionados ao problema que desejam resolver. Mutirão vai oferecer documentos, saúde e serviços gratuitos Além da assistência jurídica, a programação contará com diversos serviços gratuitos voltados para todas as idades. Entre os atendimentos já confirmados estão: emissão da Carteira de Identidade Nacional; serviços eleitorais; exames de DNA; atualização vacinal; atendimentos odontológicos; orientações sobre CadÚnico; cadastro para vagas de emprego; seguro-desemprego; corte de cabelo; maquiagem; designer de sobrancelhas; aferição de pressão arterial e glicemia. Araguaína terá atendimentos durante todo o dia Em Araguaína, a programação ocorrerá das 8h às 16h na sede da Defensoria Pública. Participam da ação instituições como a Secretaria de Estado da Segurança Pública; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Assistência Social; Tribunal de Justiça do Tocantins; BRK e Secretaria da Fazenda Municipal. Entre os destaques estão os atendimentos do projeto Pai Presente, com realização de exames de DNA, além de serviços odontológicos, orientações fiscais e emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Gurupi também receberá grande ação social Em Gurupi, os atendimentos serão realizados das 8h às 12h e das 14h às 17h. A mobilização contará com apoio de diversos órgãos e entidades parceiras, incluindo o Sine; Tribunal Regional Eleitoral; Casa da Mulher Tocantinense; Cras; Sesi e Secretaria Municipal de Saúde. A programação inclui ainda palestras da Patrulha Maria da Penha, emissão de documentos eleitorais, orientação social, vacinação e serviços voltados à empregabilidade. Projeto fortalece acesso da população à Justiça O projeto “Defensores na Comunidade” foi criado em 2019 com o objetivo de aproximar os serviços da Defensoria Pública das comunidades e ampliar o acesso da população aos direitos básicos e à cidadania. A edição deste ano ocorre em um período simbólico para a Instituição, no mês em que são celebrados o Dia Nacional da Defensoria Pública, o Dia das Defensoras e Defensores Públicos e também o Dia das Servidoras e Servidores da Instituição, comemorados nacionalmente em 19 de maio. A expectativa é de que centenas de pessoas sejam atendidas ao longo da mobilização nas duas cidades.

Aposta simples de Palmas leva mais de R$ 27 mil na Mega-Sena

Uma aposta simples em Palmas fez cinco acertos na edição especial de 30 anos da Mega-Sena e levou R$ 27.780,04. O sorteio foi realizado às 11h deste domingo (24), em São Paulo (SP). Os números sorteados foram: 03 – 30 – 33 – 35 – 45 – 47. De acordo com a Caixa Econômica Federal, duas apostas registradas no Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE) acertaram os seis números e vão levar o prêmio de R$ 336.340.053,67. Em todo o país, 590 apostas acertaram cinco números e receberão prêmios de R$ 13 mil. A quadra teve 37.565 acertos, e os vencedores vão receber valores a partir de R$ 311,65, a depender da quantidade de números apostados. O próximo concurso da Mega será realizado às 21h do dia 26 de maio, com o prêmio de R$ 3.500.000,00. As apostas podem ser feitas até às 20h do dia 26 de maio pelo aplicativo Loterias Caixa, pelo portal Loterias Caixa ou em qualquer lotérica do país.

Encontro de carros antigos reunirá cerca de 200 veículos, entre fuscas e modelos clássicos, em Araguaína

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, apoia a realização do “Encontro dos Clássicos – Saudade não tem idade”, evento cultural e automotivo que acontecerá nesse sábado e domingo, dias 23 e 24 de maio, no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma. Além da exposição dos veículos, o evento contará com espaço para camping, sorteio de brindes,  apresentações musicais e espaço gastronômico. A programação é aberta ao público e tem como proposta reunir colecionadores, admiradores e famílias em um espaço de convivência que valoriza a história e a preservação dos veículos antigos. Cultura e memória Mais do que uma exposição, o encontro busca resgatar memórias afetivas e promover a integração entre gerações, fortalecendo a valorização de ícones da cultura automobilística. A iniciativa surgiu a partir do trabalho do Clube do Fusca de Araguaína, que há três anos reúne mensalmente colecionadores e entusiastas na Via Lago, consolidando o local como ponto de encontro e convivência. O presidente do clube e membro da comissão organizadora, Marcelo Versiani, destacou a expectativa para o evento. “A nossa expectativa é muito positiva. Esse encontro é a realização de um sonho de quem ama carros antigos. Queremos reunir famílias, colecionadores e apaixonados por automobilismo em um ambiente de troca de experiências, resgate de histórias e valorização dessa cultura que atravessa gerações”, afirmou. Participação e programação A expectativa é reunir cerca de 200 veículos, entre Fuscas e outros modelos clássicos. Já confirmaram presença colecionadores das cidades de Colinas, Palmas, Guaraí e Imperatriz (MA), além da participação de motoclubes. Quem possui veículo antigo também poderá participar, basta comparecer ao local e expor. A programação contará ainda com atrações musicais. No sábado, a partir das 21h, o público poderá acompanhar apresentação da banda The Norths. Já no domingo, a partir das 9h, a animação ficará por conta da banda Retro Beet. Impacto econômico e turístico O secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Edson Gallo, ressaltou a importância do evento para o município. “Eventos como esse movimentam a economia local, fortalecem o turismo e valorizam a cultura da nossa cidade. É uma oportunidade de reunir pessoas, gerar renda e destacar Araguaína como um polo de eventos e convivência”, destacou. A realização do Encontro dos Clássicos reforça o compromisso com a promoção da cultura, do lazer e do desenvolvimento econômico, consolidando Araguaína como um espaço de valorização da história e da convivência comunitária.

Via Lago recebe 6° Araguaína para Cristo neste final de semana

Começa neste sábado, 16, a 6ª edição do Araguaína para Cristo, organizado pela Prefeitura de Araguaína em parceria com a Igreja Católica e igrejas evangélicas. O evento gratuito terá dois dias de programação e deve reunir mais de 50 mil pessoas na Via Lago, cartão-postal da cidade que, todos os anos, se transforma no principal palco de fé e adoração do norte do Tocantins. Com noites dedicadas ao público católico e evangélico, o evento tem como proposta fortalecer a comunhão entre cristãos de diferentes denominações por meio da música, oração e celebração da fé. Consolidado como o segundo maior evento religioso do Tocantins, o Araguaína para Cristo reúne caravanas de diversas cidades do Tocantins, Pará e Maranhão, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio local durante o fim de semana. “O Araguaína para Cristo já se tornou uma das maiores manifestações de fé da nossa região. Além de proporcionar um ambiente de união e espiritualidade para as famílias, o evento movimenta nossa economia, atraindo visitantes de vários municípios e estados vizinhos. Nossa expectativa é realizar mais uma edição histórica, com organização, segurança e uma programação preparada para acolher toda a população”, destaca o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues. Além dos shows nacionais e regionais, a estrutura montada na Via Lago contará com reforço na segurança, espaço para alimentação e organização especial para receber famílias e visitantes que devem lotar o circuito do evento durante os dois dias de programação. Atrações musicais A edição deste ano terá uma programação diversificada, trazendo ao palco montado na Via Lago, artistas que se destacam nacionalmente no cenário da música católica e gospel. Abrindo a programação no sábado, 16, a noite católica será marcada pela apresentação de Tony Allysson, um dos principais nomes da evangelização por meio da música no Brasil. Conhecido por canções de forte apelo espiritual e momentos de oração durante os shows, Tony possui uma trajetória consolidada em eventos religiosos de grande porte por todo o país. A noite também contará com o show de William Sanfona, cantor sergipano que ganhou espaço no meio católico ao incorporar elementos do forró em apresentações voltadas à fé e evangelização. No domingo, 17, a programação evangélica assume o palco com apresentações de artistas que possuem destaque nas plataformas digitais e no cenário gospel nacional. Entre eles está Julliany Souza, cantora que se tornou conhecida em todo o país após integrar o grupo Casa Worship e participar de uma das músicas cristãs de maior repercussão dos últimos anos. Também sobe ao palco Felipe Rodrigues, cantor e produtor musical que vem consolidando carreira solo após alcançar projeção nacional no movimento worship. O artista acumula milhões de visualizações nas plataformas de streaming e chega ao evento como uma das atrações mais aguardadas pelo público evangélico.

Câmpus da Unitins será inaugurado dia 22 com show da Vanessa da Mata

Será entregue na próxima sexta, 22, em Dianópolis, o novo câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A inauguração, prevista para as 17h30 com a presença do governador Wanderlei Barbosa, marca a expansão da infraestrutura do ensino superior público no Sudeste do estado. O evento de entrega do câmpus será aberto à comunidade e terá como atração cultural um show da cantora Vanessa da Mata. Estrutura A obra conta com investimento total de R$ 22 milhões do Governo do Tocantins. O prédio terá quase seis mil metros quadrados de área construída, dividido em quatro blocos e com 30 salas de aula. A estrutura conta ainda com quatro salas de orientação e atendimento aos acadêmicos, sala dos professores e todos os setores administrativos necessários para atender às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto inclui laboratórios de informática, biblioteca com 200 metros quadrados, auditório com capacidade para 150 pessoas, rampas de acessibilidade, cantina, pátio coberto e banheiros adaptados. A obra segue padrões arquitetônicos modernos, com foco em acessibilidade e sustentabilidade.