O Governo do Tocantins já destinou mais de 1,6 tonelada de recicláveis para associações de catadores de Palmas em 2025. De acordo com o relatório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresentado nesta segunda-feira, 22, no período de janeiro a setembro deste ano, foram recolhidos 1.637,13 kg de materiais recicláveis, sendo 438,230 kg de papel; 452,260 kg de plástico; 483,380 kg de vidro; 197,460 de metal; e 65,800 kg de eletroeletrônicos.
A equipe de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos recebe, semanalmente, contribuições, que são pesadas e acomodadas nos contêineres de coleta seletiva de materiais recicláveis e entregues a uma associação de catadores, por meio do projeto Ecohábito, desenvolvido no Tocantins, no âmbito do programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Com a mobilização, os servidores recebem o incentivo à coleta seletiva e a ação inspira outros órgãos e municípios a adotarem práticas sustentáveis que contribuem para redução do volume de resíduos destinados ao aterro, além de evitar a destinação inadequada de materiais que impactam o meio ambiente.
Às segundas-feiras, é realizado o recebimento de recicláveis com o Ecohábito, quando é realizada a coleta dos materiais recicláveis entregues voluntariamente pelos Ecoservidores da Semarh. Esses resíduos são triados e, posteriormente, encaminhados para associações de catadores parceiras da secretaria. Ao longo da semana, são desenvolvidas outras ações de engajamento, como divulgação de conteúdos educativos com dicas.

A3P no Tocantins
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de incentivar os órgãos públicos a adotarem práticas sustentáveis. O programa visa aumentar a eficiência na gestão pública, ao mesmo tempo em que promove a conservação ambiental e reduz os custos operacionais dos órgãos públicos. A A3P reflete a preocupação em integrar a sustentabilidade nas atividades administrativas.
Em 2025, foi implementada a rotina sustentável no órgão, desenvolvendo ações diárias voltadas à promoção da sustentabilidade no âmbito institucional, em consonância com os princípios da A3P. Para sistematizar essas ações, foi criado o Planner EcoSemarh, uma agenda que organiza práticas sustentáveis realizadas ao longo da semana, com foco na conscientização, no engajamento dos servidores e no fortalecimento da gestão ambiental interna. Na sexta-feira, 19, o Estado celebrou o Dia Internacional da Limpeza, com os crescentes resultados alcançados.
Em 2024, o processo de adesão à A3P foi iniciado em março, com a aquisição de lixeiras para a coleta seletiva na Semarh e a parceria com cooperativas de catadores. Além disso, a reforma na Semarh incluiu melhorias em infraestrutura, como a troca de fiação elétrica e equipamentos, buscando otimizar recursos naturais e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A Semarh também promove, semestralmente, ações do projeto Ecoviver, com o foco na qualidade de vida dos servidores da Pasta.












