No intuito de fortalecer as ações em prol da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu parceiros, na segunda-feira, 21, no auditório Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Araguaína. Na ocasião foi alinhada a agenda técnica para desenvolvimento do projeto piloto para implementar o Programa Agora Tem Especialistas no Tocantins.
A pauta central é mapear os pontos de atenção da oncologia para execução da Oferta de Cuidados Integrados (OCI), implantação dos Núcleos de Gestão do Cuidado e do Núcleo de Apoio a Gestão (NAG). Agenda conta com uma programação com três dias (21 a 23) com atividades que inclui oficinas e propostas para a operacionalização do programa no Tocantins, e conta com técnicos da SES-TO, equipe do Hospital Regional de Araguaína (HRA), Ambulatório de Especialidades, Unidade de Assistência de Alta complexidade em Oncologia (Unacon) e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Araguaína.
A superintendente de Atenção às Políticas de Saúde da SES-TO, Jucimária Dantas Galvão destacou que, “a proposta é constituir uma atenção integral ao usuário e que esta é a primeira agenda que será estendida com outros encontros e levada às demais regiões, posteriormente”.
Segundo a diretora de Atenção Especializada da SES-TO, Sylmara Guida Correia, “o objetivo deste ação é a Organização da Rede de Atenção à Saúde, ampliando o acesso deste a Atenção Primária à Atenção Especializada de forma integrada. Vai contribui também para a redução do tempo de espera para fechar o diagnóstico”.
Sobre o Programa
O Programa Agora tem Especialistas é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), que tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no SUS. A ação faz parte das políticas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) que busca promover um atendimento mais ágil e eficiente para a população.