Mais de 94% dos turistas que visitaram praias pretendem voltar na próxima temporada

A Temporada de Praia 2025 do Tocantins alcançou elevado nível de satisfação dos visitantes e, nas principais praias tocantinenses, 94,5% dos frequentadores afirmaram que pretendem retornar nos próximos anos para usufruir das belezas naturais do estado. Além disso, 43,8% revelaram que as praias atenderam às suas expectativas e 39,8% que a experiência superou as perspectivas. Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Skala, de 24 a 27 de julho, com o objetivo de captar a percepção dos visitantes.

Com investimentos de cerca de R$ 30 milhões do Governo do Tocantins, a temporada atraiu mais de 1,5 milhão de visitantes em mais de 40 praias distribuídas pelo estado, com intensa programação cultural, esportiva e socioambiental, resultando em uma movimentação financeira de quase R$ 1 bilhão.

Para compreender as percepções da população sobre a temporada, a pesquisa de opinião pública foi realizada por meio de entrevistas com 1.194 pessoas, nos municípios de Araguacema, Araguanã, Araguatins, Caseara, Palmas, Peixe, Pedro Afonso, Porto Nacional e Xambioá, que somam 475.623 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2024. Com o objetivo de garantir a representatividade dos resultados, foi utilizada amostragem por probabilidade proporcional ao tamanho da população, com seleção dos entrevistados por meio de cotas proporcionais. Foram consideradas variáveis como sexo, faixa etária e preferências por produtos e serviços específicos, além de um ajuste conforme o fluxo turístico de cada praia.

Pesquisa

A pesquisa do Instituto Skala revela que, aproximadamente, 25% dos visitantes eram oriundos de outros estados, com destaque para Goiás, Pará e Distrito Federal, que concentraram o maior número de turistas. Entre os entrevistados, 44% afirmaram que escolheram as praias tocantinenses por indicação de amigos ou familiares. Em relação à experiência durante a temporada, 8,7% destacaram os shows como o principal atrativo, enquanto 6,5% apontaram a organização como fator determinante para a boa vivência nos balneários. Já sobre os gastos com alimentação, 9,7% informaram que a média de despesas foi de R$ 200.

Sobre hospedagem, a maioria dos entrevistados apontou o acampamento como melhor opção, sendo que 35,7% escolheram barracas de camping durante a temporada de praia. Em relação à infraestrutura e aos serviços públicos, 39,5% avaliaram como ótimos. Já quanto às campanhas publicitárias do Governo do Tocantins sobre a temporada, 49% afirmaram ter tido acesso a elas, e, desses, 43% consideraram as informações claras e fáceis de entender.

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