O Hospital de Doenças Tropicais da UFT (HDT-UFT/Ebserh), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, realizará uma ação especial, nesta sexta-feira (25/07), das 8h às 12h, em frente ao hospital, voltada à prevenção e ao combate às hepatites virais.
A ação faz parte da campanha Julho Amarelo, que reforça a importância do diagnóstico precoce, vacinação e informação para evitar complicações como cirrose e câncer hepático. O HDT está engajado na campanha e disponibiliza o tratamento para as hepatites aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em alusão a essa campanha, o HDT realizará uma programação voltada para a população em geral. O objetivo é conscientizar e orientar sobre as hepatites virais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e importância da vacinação — medidas essenciais para evitar complicações.
Serviços oferecidos à população:
- Testes rápidos para Hepatites e HIV
- Consultas com gastro-hepatologista
- Avaliação multiprofissional com enfermagem e psicologia
- Verificação da caderneta vacinal e aplicação da vacina contra Hepatite B
- Distribuição de kits com preservativos e materiais informativos
- Minipalestras nos corredores sobre prevenção e sinais das hepatites
Sobre o Julho Amarelo
O Julho Amarelo é uma campanha nacional dedicada à prevenção, conscientização e combate às hepatites virais, doenças silenciosas que podem causar sérios danos ao fígado, incluindo cirrose e câncer. A iniciativa, instituída no Brasil em 2019, reforça a importância do diagnóstico precoce e da vacinação. As hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) visa eliminar hepatites B e C como problema de saúde pública até 2030. No Brasil, mais de 28 mil novos casos foram notificados em 2023, sendo 56,7% de hepatite C e 35,4% de hepatite B.
Milhões de pessoas no mundo podem estar infectadas sem saber. As hepatites muitas vezes são silenciosas, mas com informação e prevenção é possível evitar complicações graves.