Entre os dias 2 e 4 de junho, a Rede Municipal de Ensino de Araguaína recebeu uma equipe técnica do Instituto Ayrton Senna (IAS), composta por profissionais que realizaram atividades focadas na formação continuada de professores, coordenações e escolas envolvidas na implementação dos programas de correção de fluxo do Instituto como o Se Liga e o Acelera Brasil.
A visita também contou com a entrega de mais um reconhecimento oficial à Prefeitura de Araguaína, destacando as ações realizadas em prol da melhoria da educação básica. Durante o momento, o prefeito Wagner Rodrigues destacou a importância da parceria e os avanços registrados pela rede municipal ao longo dos anos.
Além dos encontros formativos com professores, o Instituto realizou visitas técnicas às escolas e turmas participantes dos programas. O objetivo foi realizar uma imersão na realidade das unidades escolares, identificar os principais desafios enfrentados e oferecer apoio para a superação dessas dificuldades. A agenda também incluiu momentos de sugestões para ampliar as aprendizagens e o desenvolvimento das metodologias adotadas nos programas, que em Araguaína têm 99% ou 100% de aproveitamento.
Essas iniciativas conjuntas têm contribuído para a diminuição do percentual de alunos com defasagem escolar e para a evolução dos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ao final de cada ano letivo, a rede municipal registra altos índices de aprovação e aceleração dos alunos.
Formação continuada e visitas nas escolas
O tema central da formação foi Educação Integral. Ao longo da semana, foram promovidos diversos momentos para ampliar o aprendizado da equipe que atua diretamente em sala de aula. Além disso, as visitas técnicas às escolas permitiram que a equipe do IAS conversasse com os alunos para compreender melhor a realidade local, possibilitando uma experiência mais imersiva e fundamentada para sugerir estratégias eficazes para os desafios educacionais.
Reconhecimento entregue durante visita ao gabinete
Na visita ao gabinete do prefeito, a equipe do IAS realizou a entrega de uma placa em homenagem à cidade por ser um município que acelera a qualidade da educação, celebrando mais uma etapa da parceria de 24 anos entre o município e o Instituto. O momento evidencia os avanços conquistados por meio dos programas de correção de fluxo escolar.
Estiveram presentes na reunião o prefeito Wagner Rodrigues, representantes do Instituto Ayrton Senna, a secretária municipal da Educação, a coordenadora dos programas de correção de fluxo no município, além de membros da equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação (SEMED).
“Para o IAS, Araguaína é uma grande referência no que diz respeito ao compromisso com a educação. A implementação dos programas aqui acontece de forma brilhante, por causa da coordenação que Araguaína tem e dos seus profissionais engajados. Todas as pessoas estão envolvidas com o mesmo propósito de levar desenvolvimento aos alunos, e isso faz com que essa parceria entre o Instituto e Araguaína seja um sucesso”, ressalta Izabela van Ham Colchete, agente técnica do IAS.
Implementação dos programas em Araguaína
Em Araguaína, os programas Acelera Brasil e Se Liga têm sido instrumentos fundamentais para promover avanços educacionais. Por meio de metodologias estratégicas e acompanhamento individualizado, os estudantes recebem suporte para superar suas dificuldades e progredir nos estudos. As equipes pedagógicas realizam atividades que tornam o aprendizado mais atraente e efetivo.
Os dois programas atuam na prevenção da repetência, recuperação da defasagem idade/série e combate ao abandono escolar. Ambos promovem a recomposição de níveis, possibilitando que os alunos avancem para o ano correspondente à sua idade, mesmo que tenham acumulado atrasos desde o início da escolarização. A principal diferença é que o Acelera Brasil trabalha com conteúdos e metodologias voltados para acelerar o aprendizado dos alunos em dois anos ou mais, enquanto o Se Liga foca na alfabetização com as habilidades necessárias para o ano seguinte, embora também possa acelerar os estudantes.
Desde a adoção desses programas, Araguaína atingiu metas expressivas, como 99% a 100% de alfabetização e aceleração escolar em todas as séries, redução da evasão, melhora na frequência escolar e aumento da quantidade de livros lidos pelos estudantes da rede municipal.