Latam inicia estudo para operar no Aeroproto de Araguaína a partir de 2026

Após anunciar a aquisição de até 74 aeronaves Embraer E195-E2, a Latam Airlines já projeta a expansão de sua malha aérea doméstica e regional. Entre os destinos que podem receber voos da companhia está Araguaína (TO), além de outras cidades como Campina Grande (PB), Juiz de Fora (MG), Ji-Paraná (RO) e Santo Ângelo (RS).

O investimento reforça a estratégia do grupo em ampliar a conectividade no Brasil e na América do Sul. Do total do pedido, 24 aeronaves já estão confirmadas, em um acordo avaliado em aproximadamente US$ 2,1 bilhões. Os novos aviões devem aumentar a flexibilidade nos hubs da Latam e abrir espaço para o atendimento de novas rotas regionais.

“A decisão do grupo LATAM é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade, que nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade por meio da abertura de novos destinos, oferecendo ainda mais opções aos nossos passageiros, aproximando comunidades e impulsionando também o desenvolvimento econômico e social”, afirmou Roberto Alvo, CEO do Latam Airlines Group.

Início previsto em 2026

Embora ainda não exista um cronograma oficial divulgado, informações extraoficiais apontam que a Latam pode iniciar operações em Araguaína já em dezembro de 2026. A definição depende do ajuste logístico e da disponibilidade dos novos Embraer 195-E2, que ainda não têm calendário confirmado de entregas.

Retomada dos voos comerciais

Enquanto a possível chegada da Latam anima o mercado aéreo regional, o Aeroporto de Araguaína se prepara para a retomada oficial de voos comerciais já neste mês de outubro. A partir do dia 22, a GOL Linhas Aéreas voltará a operar rotas ligando a cidade a Palmas (TO).

Os voos de Araguaína para Palmas acontecerão às segundas, quintas e sábados, saindo às 2h45 (G3 2167). Já o trajeto inverso, de Palmas para Araguaína, será realizado às quartas, sextas e domingos, com saída às 23h55 e chegada à 0h50 do dia seguinte (G3 2166).

Com isso, Araguaína reforça seu papel estratégico na aviação regional e se prepara para um futuro de ainda mais conectividade, agora com a expectativa da chegada da Latam a partir de 2026.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Araguaína