Documentário tocantinense é premiado no Festival de Cinema de Gramado

O Tocantins ganhou destaque nacional no cenário do audiovisual com o documentário “Da Aldeia à Universidade”, vencedor na categoria de melhor trailer/teaser do Concurso Interativo do Gramado Film Market, durante a 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o filme é dirigido por Leandro de Alcântara e Túlio de Melo e retrata a resistência dos povos indígenas por meio da educação. A cerimônia de premiação ocorreu no último sábado, 23.

Na trajetória do audiovisual tocantinense, apenas três filmes foram selecionados para o Festival de Gramado, e dois receberam premiação – incluindo “Da Aldeia à Universidade”. “Para nós, foi incrível. Isso tem uma importância muito grande, não só para a equipe, mas também para o cinema tocantinense. Somos o segundo filme do Tocantins a ser selecionado e premiado no festival”, afirmou o diretor Leandro Alcântara.

O codiretor e roteirista Túlio de Melo também celebrou a conquista. “Ainda estamos processando tudo, mas estamos muito felizes. Só de ter sido selecionado já foi uma vitória, porque é um festival muito difícil de entrar. Graças às políticas públicas de incentivo à cultura, conseguimos chegar até aqui. Foi uma honra representar o Tocantins”, disse.

Romário Sorowasde Xerente, personagem do documentário e assistente de direção, destacou o impacto da premiação para os povos indígenas. “Isso é muito importante, não só para mim, mas para toda a população indígena que está sendo retratada. É uma grande representatividade para o Tocantins e para o cinema do estado. Estar em um dos maiores festivais do país, levando nossa cultura, costumes e lutas, é muito significativo”, afirmou.

Outras premiações

Além do reconhecimento em Gramado, o documentário também recebeu o prêmio de Menção Honrosa na Mostra Zezé Motta, durante o Festival Internacional Goitacá de Cinema, realizado neste domingo, 24 de agosto, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), e outra Menção Honrosa no 17º Festival Internacional MacacuCine, em Cachoeiras de Macacu (RJ). A obra foi ainda a grande vencedora do Festival Reverbere, no Maranhão, conquistando quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Som e Melhor Direção de Fotografia.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Araguaína