Tocantins bate recorde no abate de bovinos e na produção de ovos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados que mostram o bom desempenho do setor agropecuário do Tocantins nos três primeiros meses do ano. O estado atingiu recorde no abate de bovinos, ocupando a 10ª posição no ranking nacional, além do 1º lugar no ranking da produção de ovos na Região Norte do país, com 12,7 mil dúzias. Os dados foram sistematizados pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), por meio da Gerência de Informações Socioeconômicas.

Abate de bovinos

O Tocantins garantiu a 10ª posição no ranking nacional e a 3ª posição na Região Norte, de acordo com dados da Pesquisa Trimestral da Pecuária, divulgada pelo IBGE. O estado registrou o abate de 352 mil cabeças de bovinos no 1º trimestre, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2024.

No primeiro trimestre de 2025, o Tocantins atingiu o maior número de abate de bovinos na série histórica para os primeiros trimestres, iniciada em 1997, superando o maior valor, que foi no primeiro trimestre de 2007, com o abate de cerca de 331 mil cabeças.

O aumento da atividade foi acompanhado das exportações recordes de carne bovina, cerca de 26,5 milhões de quilogramas, registradas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) em 2025, um aumento de 36% em relação ao mesmo período de 2024 (19,5 milhões de quilogramas).

Nos três primeiros meses de 2025, os principais destinos da carne tocantinense foram a China (58%), seguido dos Estados Unidos (10%) e a Líbia (6%).

Produção de ovos registra 12,7 mil dúzias

No 1° trimestre de 2025, a produção de ovos de galinha chegou a 12,7 mil dúzias, um aumento de 6% em relação à quantidade levantada no mesmo trimestre em 2024. O Tocantins ocupa a 1ª posição no ranking na produção de ovos da Região Norte.

Mais sobre a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais

O IBGE realiza pesquisas estatísticas oficiais da conjuntura agropecuária, sendo elas a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, a Pesquisa Trimestral do Leite, a Pesquisa Trimestral do Couro e a Produção de Ovos de Galinha. A periodicidade das pesquisas é trimestral, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados são discriminados mês a mês. Para acessar os dados completos da pesquisa, acesse o link.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Araguaína